Zelensky diz ser "cínico" apelo para cessar-fogo do Kremlin diante de ataques
- 04/05/2025
Segundo Zelensky, a Rússia lançou 1.180 drones, 1.360 bombas aéreas guiadas e dez mísseis contra a Ucrânia na última semana, chamando de "cínico" o apelo do Kremlin para um cessar-fogo de três dias em torno das festividades que marcam o aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.
"Os russos apelam a um cessar-fogo no dia 09 de maio, enquanto estão a atacar a Ucrânia todos os dias. Isto é cinismo do mais alto nível", escreveu nas redes sociais, citado pela EFE.
Zelensky recordou que os ataques russos desta noite a Kyiv deixaram vários feridos, incluindo crianças, enquanto os drones kamikaze inimigos também atingiram as regiões de Cherkassi, Mikolayev e Kharkov.
"No total, foram lançados 165 drones durante a noite, a maioria dos quais iranianos Shahed. Esta manhã, o bombardeamento das regiões de Donetsk e Sumi com bombas aéreas guiadas continua", afirmou.
O Presidente ucraniano reiterou a necessidade de um cessar-fogo "real", que Kyiv está disposta a declarar a qualquer momento, desde que dure pelo menos um mês, para que entretanto possam ser iniciadas conversações de paz.
"Se houver um cessar-fogo, que não seja nos feriados deles (russos), mas todos os dias", reiterou Zelensky, agradecendo aos seus aliados por continuarem a pressionar Moscovo.
Os serviços de salvamento ucranianos informaram que os ataques russos de sábado à noite em Kyiv feriram pelo menos 11 civis, incluindo duas crianças.
Leia Também: Ucrânia? Rússia tem "forças suficientes" para vencer sem armas nucleares