Principais candidatos já votaram na repetição das eleições na Roménia

  • 04/05/2025

O primeiro a votar foi o favorito, segundo as sondagens, o populista George Simion, que compareceu na mesa de voto acompanhado do vencedor desqualificado das eleições anuladas, Calin Georgescu.

 

Perante dezenas de câmaras de televisão, Simion disse, depois de votar, que queria "justiça para a Roménia", referindo-se à anulação das eleições de novembro passado, vencidas de foram inesperada por Georgescu -- até semanas antes praticamente desconhecido -, de quem se considera "herdeiro político".

"Estamos aqui com uma única missão: restaurar a ordem constitucional, restaurar a democracia", acrescentou Simion, que lidera as sondagens com cerca de um terço dos votos, e que disse ter votado "em nome de Calin Georgescu".

Georgescu, por seu lado, recordou que a anulação da eleição que ele venceu, em novembro, pelo Tribunal Constitucional, foi uma "fraude orquestrada por aqueles que fizeram da burla a única política de Estado".

"Estou aqui para reconhecer o poder da democracia, do voto que assusta o sistema, que os aterroriza", declarou.

O atual presidente da Câmara de Bucareste e candidato independente Nicusor Dan disse, após ter votado, que se candidatava "pelas pessoas calmas, honestas e trabalhadoras que ninguém representou até agora".

Crin Antonescu, apoiado pela coligação governamental - Partido Social-Democrata da Roménia (PSD), Partido Nacional Liberal (PNL) e minoria húngara), foi às urnas com a sua mulher, a atual eurodeputada e ex-comissária europeia dos Transportes, Adina Valean.

"Estou satisfeito por termos uma participação maciça tanto na diáspora como no país, de acordo com as primeiras indicações. É muito importante para a legitimidade das eleições. Votei por uma Roménia unida, forte e digna", disse à imprensa.

Dan e Antonescu parecem ser os candidatos mais prováveis a passar à segunda volta, juntamente com Simion, dentro de duas semanas.

O Presidente interino da Roménia, Ilie Bolojan, também votou na capital para uma eleição que, segundo ele, irá restaurar a alma do país. "Chegou o tempo da calma", declarou à imprensa.

Os cerca de 19 milhões de eleitores da Roménia, membro da União Europeia e da NATO, são chamados a eleger um novo Presidente, cujas competências incluem a condução da política externa e de segurança.

As assembleias de voto estarão abertas até às 21h00 locais (19h00 de Lisboa), altura em que deverão ser publicadas as primeiras projeções.

A União Europeia e os outros parceiros ocidentais da Roménia estão particularmente interessados e preocupados com estas eleições, que poderão assistir à eleição de um populista eurocético que se opõe à ajuda ocidental à vizinha Ucrânia face à invasão russa.

Leia Também: Roménia. Eleitores regressam às urnas e recusam nova anulação

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2779167/principais-candidatos-ja-votaram-na-repeticao-da-votacao-na-romenia?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Todos os nossos apresentadores recebem as vossas mensagens!!

Top 5

top1
1. Melodia Da Saudade

Fernando Daniel

top2
2. Deslocado (Lyric Video) | Festival da Canção 2025

NAPA

top3
3. Alice

Calema

top4
4. Lembras-te de mim? feat. Carolina de Deus

Nena

top5
5. Essa Mulher

NUNO RIBEIRO

Parceiros