NATO pode aumentar presença na Bósnia e no Kosovo para impedir conflito

  • 20/11/2023

"Estamos neste momento a analisar se devemos aumentar permanentemente o número [de tropas] para garantir que a situação não se descontrola e não se cria um novo conflito violento no Kosovo ou, de forma mais alargada, na região", declarou Stoltenberg numa conferência de imprensa conjunta com a Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani.

O responsável máximo da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental) recordou que a aliança já "respondeu rapidamente" enviando mais mil soldados para o Kosovo após o ataque de paramilitares sérvios do passado dia 24 de setembro, em que morreu um polícia kosovar e três dos agressores.

Stoltenberg asseverou que a NATO está a fazer tudo o que for necessário para manter a paz na região.

Por seu lado, Osmani afirmou que a Rússia pretende abrir uma nova frente contra o Ocidente em países que ainda não são Estados-membros da Aliança Atlântica, como o Kosovo, e acusou a Sérvia de estar a preparar novos "ataques terroristas" como o de setembro.

A chefe de Estado kosovar sustentou também que o adiamento da adesão do Kosovo à NATO traz instabilidade à região e à Europa, indicando que a Sérvia instalou perto da fronteira com o Kosovo armas de defesa antiaérea e que o líder sérvio-kosovar Milan Radoicic, que admitiu ter organizado aquele ataque, está em liberdade e a treinar grupos paramilitares.

Stoltenberg sublinhou que os ataques violentos, como os que ocorreram em setembro e durante as manifestações de maio no norte do Kosovo, em que 93 soldados da NATO ficaram feridos, são absolutamente inaceitáveis e que os responsáveis devem prestar contas perante a justiça.

A NATO dirige no Kosovo a KFOR, uma missão de manutenção da paz, desde a guerra de 1999 entre a Sérvia e a guerrilha separatista kosovar, e apoia o diálogo de normalização das relações entre Pristina e Belgrado patrocinado pela União Europeia (UE).

A Sérvia não reconhece a independência declarada em 2008 pela sua ex-província do Kosovo, maioritariamente habitada por albaneses, e as tensões entre a minoria sérvia do Kosovo e o Governo kosovar agravaram-se no último ano.

Jens Stoltenberg esteve na Bósnia, desloca-se à Sérvia na terça-feira e deverá visitar a Macedónia do Norte na quarta-feira.

Leia Também: Secretário-geral da NATO reúne-se com dirigentes da Sérvia e do Kosovo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2445043/nato-pode-aumentar-presenca-na-bosnia-e-no-kosovo-para-impedir-conflito?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Pedidos de Música

Todos os nossos apresentadores recebem as vossas mensagens!!

Top 10

top1
1. Lá Vai Sofia (Versão Orquestra)

Miguel Araújo

top2
2. Leva-me de Mim

António Zambujo

top3
3. Casa feat Buba Espinho

D.A.M.A

top4
4. C'est beau comme je t'aime

Mickaël Ferreira

top5
5. Cara-Metade

Nuno Alves

top6
6. Ao Teu Ouvido feat. Bárbara Tinoco

Buba Espinho

top7
7. Onde Vais (feat. Carminho)

Bárbara Bandeira

top8
8. portas do sol

Nena

top9
9. Maria Joana

Nuno Ribeiro, Calema, Mariza

top10
10. Preço Certo

Pedro Mafama


Parceiros